Entre em Contato

(31) 2526-2700

Contabilidade Digital

Conheça os Planos

Saúde financeira de uma empresa

Para muitos empreendedores e empresários, analisar a saúde financeira de uma empresa pode parecer algo extremamente complexo, que acaba desencorajando-os.

O problema é que sem acompanhar a saúde do seu negócio fica muito difícil entender o que está acontecendo e se prevenir para possíveis momentos difíceis.

Veja a seguir o que é a saúde financeira de uma empresa e como descobrir se a sua empresa está saudável.

O que é saúde financeira de uma empresa?

Se você parar por um momento para analisar o funcionamento da sua empresa irá perceber que ela se assemelha muito ao próprio corpo humano.

Afinal, a empresa também tem seus “órgãos” representados por cada um de seus departamentos.

E assim como o corpo humano, apenas manter o corpo em pé não é suficiente para a sua sobrevivência.

É preciso também manter o corpo saudável para que ele possa estar sempre preparado para qualquer tipo de complicação ou obstáculo que possa surgir.

E a saúde financeira de uma empresa pode ser definida pela ausência de dívidas, salários e outros tributos pagos em dia, além de dinheiro em caixa tanto para eventuais turbulências quanto para oportunidades de crescimento e investimento.

Nesse cenário, você pode afirmar que tem uma empresa financeiramente saudável, mas caso não se encaixe em nenhum desses itens, é possível que você tenha problemas.

Como fazer o planejamento financeiro?

Existem diversas metodologias que podem ser utilizadas para fazer o seu planejamento financeiro, porém uma das mais simples e conhecida ainda é o Ciclo PDCA, que divide-se em 4 etapas:

  • Plan (Planejamento): Definir metas e objetivos para o seu negócio no próximo ano;
  • Do (Execução): Colocar em prática as ações necessárias para atingir seus objetivos financeiros.
  • Check (Análise): Etapa onde você vai analisar se os resultados das suas ações estão levando a empresa para atingir as metas definidas.
  • Action (Melhoria): Aqui você, como gestor, deve aperfeiçoar as ações executadas para melhorar os seus resultados, além de eliminar o que não estiver trazendo resultados.

Como medir a saúde financeira de uma empresa?

A melhor maneira de se medir a saúde financeira de uma empresa é através da análise de indicadores de desempenho.

Os famosos KPIs (Key Performance Indicators) são capazes de oferecer uma visão muito mais estratégia e pontual sobre diversos aspectos importantes da gestão de um negócio.

E apesar de cada empresa ter seus próprios indicadores de desempenho, alguns deles se aplicam a qualquer tipo de empresa, dos pequenos negócios as grandes corporações.

Os mais comuns são:

  • Fluxo de caixa;
  • Lucro líquido;
  • Lucro antes dos impostos;
  • Receita operacional;
  • Lucro Bruto.

É importante ressaltar que analisar apenas um desses indicadores pode mostrar um cenário distante da realidade do negócio.

Isso pode ocorrer se, por exemplo, você analisar apenas o lucro bruto, lembrando que esse indicador não considera todos os custos e despesas envolvidas no processo de venda de um produto ou serviço.

Por isso é necessário analisar todos os indicadores para ter uma visão mais assertiva da saúde financeira do negócio.

Como decidir se uma empresa está saudável?

Basicamente, para decidir se uma empresa está saudável financeiramente basta que ela apresente um volume de receitas maior do que de despesas.

Ou seja, se a empresa é capaz de comercializar seus produtos ou serviços e, com essa receita honrar todos os seus compromissos e ainda fazer caixa, ela pode ser considerada uma empresa saudável financeiramente.

O trabalho de consultoria financeira da Abra Contábil ajuda os clientes a entender a saúde financeira de uma empresa, e quais ações são necessárias para melhorar a saúde financeira do negócio.

Fale agora mesmo com nossa equipe e descubra como ter um diagnóstico da saúde da sua empresa.

Deixe uma resposta