Entre em Contato

(31) 2526-2700

Contabilidade Digital

Conheça os Planos

Como fazer um planejamento financeiro em tempos de crise?

Queda no movimento, redução na produção e baixa no faturamento: Muitos são os impactos gerados por uma crise que podem colocar o futuro de um negócio em risco.  A pandemia do Coronavírus instalou uma alta instabilidade econômica e financeira entre a maioria da população.

Para superar momentos e dificuldades como essa apenas uma boa gestão financeira, com um planejamento bem traçado, pode evitar prejuízos ainda maiores. Mas, esse não é um desafio apenas das empresas e dos empreendedores. Infelizmente, muitas pessoas não sabem como gerir o seu dinheiro da forma correta.

A pandemia está gerando e gerará impacto entre todos. Empresas e funcionários devem saber fazer um planejamento financeiro empresarial ou um planejamento financeiro pessoal de qualidade. Para isso, deverão saber desenvolver a sua educação financeira. Confira algumas dicas!

A importância da educação financeira em tempos de crise

Não existe um bom gestor sem uma boa educação financeira. E a base é compreender que, além do controle de despesas, o dinheiro precisa render. Isso envolve saber poupar, gastar e investir. É necessário que uma reserva financeira exista, especialmente quando o assunto é planejamento pessoal.

Assim, em momentos de crise, o dinheiro te ajuda a sobreviver, mas também gerar novas oportunidades. Quem possui uma educação financeira aprende a fazer a gestão e planejamento de seu dinheiro, mas também a evitar dívidas e falsos benefícios financeiros oferecidos por bancos e empresas de crédito.

Por fim, a educação financeira é sinônimo de consumo consciente, tanto em prioridade de gastos e investimentos, mas no uso de cartões de crédito.

Como deve funcionar o fluxo de caixa durante a crise?

Para que não haja imprevisto, a gestão do seu fluxo de caixa deve sempre contar com possíveis gastos e investimentos extras. Receitas e despesas previstas devem ser consideras, mas, além disso, é importante fazer uma análise do que pode ser ajustado.

Como fazer a gestão de caixa em tempos de crise?

Essa não é uma etapa muito complicada, porém, deve ser bem realizada. Uma gestão envolve números e cálculos, além de precisão nas decisões. Em tempos de crise, os cuidados devem ser redobrados. Siga esse passo a passo para ter uma gestão controlada e eficiente.

Planejamento de cenário

Faça em levantamento de todas as despesas fixas previstas para o período de três meses, especificando também os valores. Depois aponte em um planilha as despesas eventuais que podem aparecer durante esse período. Evite uma surpresa desagradável, inclusive quando envolve inflações e alta de juros!

Análise de despesas

Com base nos dados levantados, estudo e liste quais são os gastos que você não considera positivos para a empresa ou para o seu cotidiano. Esse é um momento de reflexão, de elencar prioridades. No caso das empresas, é a parte de quantificar o que está funcionando dentro do empreendimento.

Ajuste os seus gastos

Esse é o momento de agir e fazer os cortes necessários: Desfazer um negócio, abrir mão de um serviço, cancelar uma assinatura, negociar entre parcerias e fornecedores ou quitar dívidas existentes. O importante é que ao final do trimestre o seu caixa esteja positivo e não zerado ou negativo.

Tenha as contas em dia

Contas são algo em comum entre pessoas físicas e empresas. Por isso, em períodos críticos, não atrase o pagamento delas. Além da cobrança de juros, esquecer uma conta importante pode desestruturar todo o seu planejamento.

Conte com a sua reserva de emergência

Em último caso, tenha assegurado um recurso para te auxiliar em situações emergenciais e imprevistas. Destine para a sua reserva o que for possível para que ela esteja forte em um momento de real necessidade.

Como potencializar o seu negócio na crise?

Além da gestão de fluxo de caixa, outras medidas administrativas também podem ser tomadas para incrementar o faturamento. Veja alguns exemplos:

  • Diversificação da forma e condições de pagamentos
  • Realização de promoções
  • Implementação de serviço de entregas
  • Aderir aos planejamentos de marketing digital.

A Abra pode ajudar!

Apesar do conhecimento em gestão, contar com profissionais especializados em contabilidade é uma segurança para seu negócio. Quer garantir segurança e um bom fluxo de caixa para atravessar a crise? Contate a Abra Contábil! Prestamos a assessoria necessária para você!

Deixe uma resposta