Entre em Contato

(31) 2526-2700

Contabilidade Digital

Conheça os Plano

Impostos na Nota Fiscal Eletrônica

Você sabe quais são os impostos atrelados à nota fiscal eletrônica?

Descubra neste artigo as principais impostos cobrados na emissão da NF eletrônica

Quais são os impostos cobrados em notas fiscais?

Mesmo a nota fiscal eletrônica sendo um meio moderno, digital e muito mais prático de emitir a nota fiscal, os impostos a serem pagos são, basicamente, os mesmos e são eles:

  • ICMS;
  • IPI;
  • COFINS;
  • ISS;
  • IRPJ;
  • CSLL.

Cada sigla de cada imposto, por definição, segundo o site significados e outros renomados dos ramos da contabilidade:

ICMS

ICMS é a sigla usada para identificar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços criado pelo governo federal e administrado pelos governos estaduais.

IPI

A sigla IPI significa Imposto sobre Produtos Industrializados. Esse imposto é cobrado, geralmente, de pessoas jurídicas, pelos estados e pode variar de acordo com a região e tipo de produto. Portanto, aqui falaremos tudo sobre o IPI.

COFINS

Cofins é a sigla para designar um tributo federal, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

ISS

Imposto Sobre Serviços (ISS). Trata-se de um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal. Isso significa que todos os valores recolhidos a título de ISS são destinados aos cofres públicos municipais. Sua incidência se dá nos casos em que ocorre uma prestação de serviço, com regras gerais subordinadas a Lei Complementar 116/2003 e a Lei 11.438/1997.

IRPJ

O imposto de renda para pessoas jurídicas (IRPJ) é o imposto cobrado e específico para empresas com cadastros jurídicos, bem como todas as empresas que são registradas ou não, além de empresas estatais, pertencentes a sociedades mistas, estabelecimentos em estado de falência ou de negócios rurais.

CSLL

A CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é uma contribuição criada pela Lei 7.689/1988 para que todas as Pessoas Jurídicas (PJ) e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda (IR) possam apoiar financeiramente a Seguridade Social.

Como calcular os impostos em notas fiscais?

Este é um cálculo feito por especialistas de contabilidade com facilidade e para otimizar o tempo e as demandas da sua empresa a parceria com profissionais da área é o ideal. 

Porém, de forma resumida, o cálculo pode ser feito da seguinte forma:

Valor total do documento, multiplicado pela alíquota do produto. Lmebrando que todos os impostos que citamos são calculados desta forma, mas nem todos precisam estar descritos na nota fiscal.

Como afirma o blog E.gestor: Segundo o que estabelece a Lei 12.741/2012, deverá constar na nota fiscal apenas o valor aproximado dos tributos, conforme o disposto na tabela do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).”.

um imposto do qual não falamos, mas que pode aparecer na nota fiscal é o INSS. Ele aparece com a retenção de 11% com relação ao valor total, isso ocorrerá sempre que o serviço prestado demande a necessidade de locação de mão de obra extra, como uma empresa de segurança, por exemplo.

Esperamos que esse artigo tenha sido válido, mas fortalecemos a ideia de que uma empresa de consultoria contábil ou um setor de contabilidade em seu negócio, pode ser a chave para o seu sucesso financeiro.

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat