Entre em Contato

(31) 2526-2700

Contabilidade Digital

Conheça os Plano

Emissão de certificado digital

De acordo com o site  do Ministério da Fazenda, Certificado Digital, na prática, equivale a uma carteira de identidade virtual ao permitir a identificação de uma pessoa no meio digital/eletrônico quando, enviando uma mensagem ou em alguma transação pela rede mundial de computadores, haja necessidade de uma validade legal e identificação inequívoca.

O que é e para que serve um certificado digital?

Um certificado digital contém dados de seu titular, tais como nome, identidade civil, e-mail, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outras informações. É importante saber que essa tecnologia confere a mesma validade jurídica ao documento assinado digitalmente do equivalente em papel assinado de próprio punho.

São três os tipos mais comuns de certificados digitais:

  • e-CPF: um certificado digital utilizado para pessoas físicas,
  • e-CNPJ: esse é o certificado para as empresas,
  • NF-e: apesar de o e-CNPJ servir para a emissão de notas fiscais eletrônicas,

Como faço para obter o Certificado Digital?

O site  do Ministério da Fazenda, oferece os quatro passos  para se obter um Certificado Digital:

  • escolha uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil.
  • solicite no próprio portal da internet da AC escolhida à emissão de certificado digital de pessoa física (ex: e-CPF) e/ou jurídica (ex: e-CNPJ). A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências;
  • dirija-se pessoalmente até uma Autoridade de Registro (AR), após a solicitação, com os documentos necessários para validação presencial das informações.
  • configure-se o smartcard ou token com certificado digital, após ter cumprido essas etapas.

Quais são os melhores certificados digitais

Certificado Tipo A

Certificado de assinatura digital – A1, A3, A4 é o mais usado e pode ser aplicado para dar autenticidade a qualquer tipo de documento e arquivo virtual.  É indicado para profissionais liberais, independentemente da área de atuação, que precisam realizar o envio de documentos digitais assinados.

Certificado Tipo S

Certificado de sigilo/confidencialidade – S1, S3, S4 oferece sigilo para determinada transação, por meio dele é possível criptografar os dados de um documento, evitando, assim, o vazamento de informações.

Certificado Tipo T

Certificado de tempo – T3 atesta quando um documento digital foi emitido, indicando assim a data e a hora que a informação digital foi criada.

Contabilidade para emissão de certificado digital

É inegável a necessidade das empresas em resguardar suas informações e de seus clientes.

Por esse motivo, se faz indispensável assegurar que tais informações sejam usadas pelas pessoas certas e preenchidas adequadamente.

A razão primeira da criação do sistema de certificação digital foi a partir dessa necessidade.

Se o sistema de certificação digital garante a origem das informações, sua veracidade e ainda agiliza o processo de autenticação dos documentos, a contabilidade, por sua vez, será aquela cuja finalidade será garantir e cuidar da escrituração das empresas.

De forma que hoje a contabilidade também obteve seu avanço e, naturalmente, acompanhou a evolução tecnológica. Por isso que desenvolve um trabalho autêntico, sigiloso tudo que requer os documentos digitais.

O contador se profissionalizou e seu trabalho é oferecer a sua empresa um sistema de configurações atualizadas, capaz de identificar a existência e a validade dos certificados digitais utilizados pelo cidadão, sendo ele pessoa física ou jurídica.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat