Entre em Contato

(31) 2526-2700

Contabilidade Digital

Conheça os Plano

Departamento Contábil: funções e rotina

Qual é o conceito de contabilidade?

O conceito de contabilidade é:

“a ciência que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais. A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).”

Dicionário

O que é o setor contábil?

O setor contábil é um setor de suma importância dentro de uma empresa, isso porque ele é responsável por administrar finanças e realizar tarefas ligadas diretamente ao dinheiro movimentado no negócio.

Estrutura de Departamento Contábil

Normalmente um Departamento Contábil é formado por: Contas a pagar e receber,

Folha de pagamento e Controle de estoque. Essa é a estrutura padrão e ela pode variar dependendo do tamanho da empresa, de seu segmento e de sua necessidade dentro do mercado, com relação finanças e rednimentos.

Rotinas de Departamento Contábil

Dentre as rotinas de um Departamento Contábil são feitos: pagamentos, recebimentos, gestão da folha de pagamentos, responsável também por encargos sociais, salários e impostos.

São realizados ainda, relatórios financeiros, balanços e orçamentos, controle financeiro e preservação da empresa contra fraudes e erros.

Quais as principais atividades da contabilidade?

A contabilidade traz benefícios significativos dentro de uma empresa, até porque uma empresa sem a gestão correta de suas finanças e investimentos está fadada ao fechamento. Por este motivo é essencial ressaltar que o Departamento Contábil auxilia ativamente na estruturação e crescimento de uma empresa.

Os profissionais da área conseguem grandes resultados com tarefas, como:

Redução de Despesas – por vezes empresários e donos de empresas não conseguem ver sem o auxílio de especialistas que a redução de gastos e despesas e uma forma muito eficiente de gerar receita.

Melhoria de Fluxo de Caixa – criação de orçamentos guias para toda a corporação, otimizando o fluxo de caixa.

Boas decisões Empresariais – apoio de profissionais que garantam as melhores decisões por meio de dados e estatísticas derivados de seus serviços e levantamentos.

Segurança em investimentos – Assim como a redução de despesas, passar segurança na hora de fechar um investimento também é tarefa do Departamento Contábil.

Retorno Financeiro – Com um setor alinhado e com profissionais especialistas, resta administrar com responsabilidade o retorno financeiro conquistado.

O setor contábil pode ser visto como o pulmão de uma empresa, com ele é possível planejar, organizar e gerir de forma consciente e eficiente negócios de todos os tipos.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat