Entre em Contato

(31) 2526-2700

Contabilidade Digital

Conheça os Planos

Controle contabilidade

O controle contabilidade é uma peça chave da administração de qualquer tipo de negócio, seja para um profissional autônomo, seja para grandes corporações globais.

E mesmo que você não tenha nenhum conhecimento contábil, é preciso entender como esse tipo de controle pode ser útil na administração do seu negócio.

Veja a seguir porque o controle contabilidade é importante, como ele pode ajudar na gestão do seu negócio, além de outras informações uteis para você melhorar a forma como gerencia seus negócios.

A importância do controle interno de contabilidade

O controle interno de contabilidade é cada vez mais importante para empresas de todos os tamanhos e segmentos, uma vez que a necessidade de informações e dados confiáveis cresce a cada dia.

Não é por menos que o número de empresas que buscam por profissionais e empresas especializadas em processos de auditoria contábil, a fim de tornar seus processos contábeis mais seguros aumenta a cada dia.

E em cenários onde a concorrência está sempre em evolução, saber como anda a saúde financeira do seu negócio, e as possibilidades de crescimento são importantes para que o seu negócio se mantenha competitivo no seu mercado.

Qual é a diferença entre controle financeiro e contábil?

Compreender a diferença entre esses dois tipos de controle é essencial tanto para quem está iniciando um negócio quanto para quem já empreende há anos, e deseja ter uma gestão mais profissional de seus recursos.

Enquanto o controle contábil é uma ferramenta vital para toda a saúde financeira da sua empresa, que envolve muito mais questões do que apenas cálculos de impostos e cumprimento de exigências legais, o controle financeiro está diretamente ligado ao capital da empresa.

No entanto, é preciso entender que tanto o controle contábil quanto o controle financeiro estão diretamente ligados.

Isso porque sem o controle contábil fica impossível qualquer tipo de gestão financeira.

Qual é a principal ferramenta de controle contabilidade?

Como o controle contabilidade abrange vários tipos de relatórios é difícil listar apenas um como sendo a principal ferramenta para esse tipo de controle.

Um dos mais importantes para uma boa gestão contábil e financeira de um negócio é o Demonstrativo de Receitas do Exercício, conhecido também como DRE.

Trata-se de um relatório que mostra o resultado de todas as transações realizadas pela empresa em determinado exercício.

Assim, os gestores têm à disposição uma visão geral sobre receitas, custos fixos e variáveis, margem de contribuição e lucratividade do negócio.

Qual é a função dos controles contábeis?

Os controles contábeis que você implementa no seu negócio são fundamentais para que você consiga ter visão e controle sobre todas as movimentações financeiras realizadas pela empresa.

Por isso, os controles contábeis são importantes para:

  • Mostrar aos gestores os rumos que o negócio vem tomando;
  • Oportunidades de melhoria, investimentos e redução de custos;
  • Cumprir exigências referentes à legislação municipal, estadual e federal;
  • Oferecer um diagnóstico para que a gestão possa tomar suas decisões estratégicas com base em dados sólidos e confiáveis.

Agora que você entendeu como o controle contabilidade é importante para a saúde financeira da sua empresa, é o momento de conhecer mais a fundo esses controles e implementá-los o mais rápido possível.

Na Abra Contábil temos profissionais especializados que vão te ajudar a criar e utilizar esses controles para fazer seu negócio se tornar mais lucrativo e seguro.

Entre em contato agora com a nossa Central de Atendimento e descubra como podemos contribuir para melhorar a gestão da sua empresa.

Deixe uma resposta