Entre em Contato

(31) 2526-2700

Contabilidade Digital

Conheça os Planos

Contabilidade para clínicas e consultórios

Consultórios e clínicas médicas são os frutos do empreendedorismo do profissional da saúde. Porém, a rotina de trabalho é bastante intensa.

Para poder dedicar o seu tempo ao atendimento do paciente e à qualificação dos serviços, o empreendedor de saúde precisa saber repassar as tarefas fiscais, administrativas e tributárias para um profissional igualmente capacitado.

É por essa razão que contar com o auxílio de um escritório de contabilidade para consultórios médicos se torna tão importante nos dias atuais.

Confira o que esperar de um escritório contábil e como funciona o processo de abertura de uma clínica.

Contabilidade para os profissionais de saúde

Médicos que possuem clínicas e consultórios devem contratar um escritório de contabilidade específico do ramo de saúde. Diferente da contabilidade geral, esse meio profissional, é altamente burocrático e regulamentado, passando também por mudanças constantes.

Além do processo de abertura e inauguração da clínica, a contabilidade ficará responsável também por definir a tributação da pessoa jurídica entre: Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Real.

A contratação, regularização e direitos dos funcionários também passará pela contabilidade, assim como todas as obrigações da clínica. Com uma assessoria contábil, o médico consegue atuar dentro da legalidade com maior facilidade.

De uma forma geral, a contabilidade permite:

  • Qualidade e otimização de serviços
  • Redução de impostos
  • Evitar problemas com a Receita Federal
  • Planejamento e análise tributária
  • Elaboração de demonstrações contábeis
  • Gestão de fiscal, tributária, financeira e de fluxo de caixa
  • Assessoria em processos jurídicos e tributários

Para o médico é mais vantajoso abrir uma empresa?

Se o médico pode investir, a abertura pode ser muito vantajosa. Além de não ser obrigatório ter um sócio, a abertura não demora e nem os impostos de Pessoa Jurídica são superiores aos casos de médicos contratados.

O profissional contábil ajuda a analisar a tributação mais vantajosa para cada tipo de caso.

O que pode significar uma desvantagem é a obrigatoriedade de haver 100 salários atuais para a clínica seja aberta.

Como proceder para abrir uma clínica médica?

A abertura de uma clínica ou consultório médico é o primeiro passo contábil e legal. Para isso, procure um escritório capacitado para iniciar os trabalhos.

Para abrir o seu negócio, o profissional terá de classificar o seu empreendimento em uma dentro quatro categorias:

  • Sociedade Simples LTDA (Sociedade entre profissionais diversos)
  • Sociedade Simples Pura (sociedade entre médicos)
  • EIRELI (empresa individual)
  • ME ou EPP (Microempresas que presta serviços diversos)

O registro e a escritura contábil da clínica também é uma responsabilidade do escritório contábil, que presta todas as informações necessárias.

O médico pode abrir uma empresa no seu endereço residencial?

Na maioria dos casos, sim. Mas, é sempre importante conferir a legalidade junto a Prefeitura Municipal da sua cidade. Além do mais, o profissional ou o seu sócio devem residir no mesmo endereço de abertura.

Conte com uma assistência contábil

Ainda em dúvida sobre como abrir e administrar a sua clínica médica? Entre em contato com a Abra Contábil! Nossa equipe prestará todo o suporte necessário para o sucesso dos seus empreendimentos!

Deixe uma resposta