Entre em Contato

(31) 2526-2700

Contabilidade Digital

Conheça os Planos

Como pagar menos impostos empresa?

Brasil, o país com a carga tributaria que tem um peso significativo nos custos de uma empresa. Com cerca de 33% do faturamento destinado às obrigações legais, muitos empreendedores fecham as portas por não conseguir pagá-las em dia e ao mesmo tempo, conseguir obter lucratividade.

Existem algumas estratégias, permitidas pela própria legislação fiscal, que podem reduzir significativamente a carga tributária e andar em dias com o fisco.

É possível pagar menos imposto sem infringir a lei? Sim, é possível.

Ao fazer seu plano de negócios é necessário ter um levantamento exato do seu faturamento, despesas e lucro.

10 estratégias eficazes

Vamos a algumas estratégias para se diminuir a carga tributária e pagar menos impostos estando dentro da lei.

Faça um planejamento tributário

Ao fazer seu planejamento tributário é essencial, ter bem definido:

  • A expectativa de receita bruta ou faturamento do empreendimento;
  • Suas despesas operacionais e com o pessoal;
  • A margem de lucro;
  • O histórico da empresa (para saber se houve algum recolhimento indevido de imposto).

 Escolha seu regime tributário

Planejamento tributário, você já pode passar para esse passo, onde você terá a base de tributos para sua empresa operar:

Sendo:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Essa escolha é fundamental, pois todos os regimes tributários têm suas vantagens e desvantagens.  É interessante fazer uma simulação de quanto pagaria em cada modalidade.

Verificar alíquotas

Verifique sempre, na cotação dos preços, se o produto não ultrapassa os 40% de seu conteúdo de importação, ICMS.

Mantenha seus impostos pagos em dia

Atrasar o pagamento de seus impostos aumenta o valor dos encargos com multas e juros. Esteja sempre ciente das datas de pagamentos dos seus impostos e suas incidências.

Sonegar não compensa

Não, o que pode acarretar multas gigantescas e outras penalidades sobre quem praticar o ato. Sonegar imposto é crime.

Incentivos fiscais

Existem programas do governo com o objetivo de trazer desenvolvimento econômico para determinadas regiões do país. Porém, para sua empresa conseguir o incentivo, é necessário algo que contribua para o desenvolvimento da sua região ou apoiar programas de responsabilidade social.

 Recuperação tributária

Recuperação de imposto, contribuições e taxas pagas indevidamente ao governo. E necessário fazer um levantamento de todos os tributos pagos indevidamente, com correção monetária. Feito isso, você terá que abrir um procedimento administrativo para a recuperação do tributo.

Diminuição do pró-labore

Para uma empresa do Lucro Real, diminuir o pró-labore e implantar a distribuição de lucros. A distribuição pode ser feita em qualquer momento, desde que esteja prevista em contrato e os lucros sejam comprovados por balancete.

Reorganizar a empresa

Reestruturar a empresa. Você pode pagar menos impostos se dividir seu negócio em outras empresas, assim, cada nova unidade será responsável por uma atividade no processo produtivo.

Escolha um bom contador

Esse deveria ter sido o primeiro, pois em se tratando de encargos tributários, o responsável pela contabilidade de sua empresa fará toda a diferença. .

Seguindo essas pequenas dicas, você pode pagar menos impostos e estar 100% dentro da lei, sem riscos para você e sua empresa. Só precisa estar disposto e contar com um bom auxílio contábil, sendo lucrativo para seus negócios e podendo trazer impactos positivos para sua comunidade.

Deixe uma resposta