Receita Federal libera download do programa para Imposto de Renda 2016

RFB libera download do programa IRPF 2016

Nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, a Secretária da Receita Federal disponibilizou para download o programa para Declaração de Imposto de Renda, ano-calendário 2015, exercício 2016. Após realizar o download do programa, os contribuintes poderão preencher sua declaração. Os aplicativos para tablet e smartphones somente estará disponíveis a partir de 1º de março.

Início de transmissão e prazo de entrega

Apesar de o programa para preenchimento da declaração já está disponível para download, as declarações somente poderão ser transmitidas a partir de 1º de março.

O prazo de entrega da declaração se encerra em 29 de abril.

Obrigatoriedade

A declaração de IRPF 2016 deverá ser entregue por quem que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015. De acordo com a Receita Federal, também estão obrigados os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado, entre outros.

Se o contribuinte entregar depois do prazo ou não declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, ou uma multa mínima de R$ 165,74.

Restituição

Os contribuintes que apresentarem suas declarações no início do prazo, sem erros ou inconsistências, poderão receber sua restituição também com maior rapidez, sendo contemplado nos primeiros lotes.

Por isso, não perca tempo e não deixe para última hora. Entre em contato conosco e solicite a entrega da sua declaração de IRPF 2016.

Em nossa página de downloads você poderá baixar um check-list dos documentos necessários para envio da declaração.

Entre em contato conosco através do nosso telefone (31) 2526-2700 ou por meio de nossos e-mails:

• Alessandro Borges – alessandro@pbacontabilidade.com.br
  • Marcus Pereira – marcus@pbacontabilidade.com.br